PORTO NACIONAL
SEMANA DA CULTURA 2011- 31 ANOS DE HISTÓRIA
A Semana da Cultura de Porto Nacional foi criada pelo projeto de Lei N. 862 de março de 1980. O objetivo da lei era resgatar os valores culturais rudimentares e incentivar os jovens para as ciências das artes e da música.
Desde que foi criada, essa semana tornou-se um dos eventos mais esperado pela comunidade portuense. Tornou-se parte significativa da nossa identidade. De lá para cá, a cada ano a Semana da Cultura surpreende cada visitante e é motivo de orgulho para a população de Porto Nacional.
Em 2011, o Espaço Cultural está com seu Cenário voltado para as comemorações dos 273 anos de história e 150 anos de emancipação política de nosso município. Porto Nacional é e sempre será o berço cultural do Estado do Tocantins.
No Cenário Cultural temos a Catedral Nossa Senhora das Mercês, uma referencia para Porto Nacional. Sua construção em estilo romântico de Toulouse (França), feita pela ordem dos Dominicanos Franceses em pedra e tijolo, possui coluna e aros. Reconhecida como patrimônio cultural brasileiro em novembro de 2008, a Catedral Nossa Senhora das Mercês atrai um número significativo de pessoas, até mesmo do exterior, que vêm conhecer sua beleza e o seu legado cultural.
Temos ainda a fachada do Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional. Seu acervo é representativo da memória social local e pretende-se com uma ação de educação patrimonial consolidar o papel do museu como mediador na construção do presente da cidade, através da preservação e comunicação do acervo e símbolos da cultura portuense.
A fachada da Prefeitura Municipal também faz parte do Cenário Cultural 2011. Representando a atual gestão, que tem desenvolvido ações significativas para preservação da nossa cultura e de nossa identidade.
Tomos ainda a casa de Cultura, com uma belíssima exposição dos escritores e músicos que fizeram e fazem historia em nossa adorada Porto Nacional.
O departamento de Turismo, que trouxe todo o material do inventario Turístico de Nosso Município. Lá temos uma bela exposição desse material que foi uma parceria do Ministério do Turismo, ADTUR e Prefeitura Municipal.
Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, que trouxe para o Cenário uma linda exposição da peça Teatral “ As aventuras de Bambolina”, e está conseguindo atrair um numero significativo de visitantes a sua tenda.
Temos as Secretarias de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Educação, que estão com seus standes montados com trabalhos realizados nas diversas oficinas, palestras e ainda mini cursos, como biscuit, corte de cabelo e manicure.
O artesanato portuense está muito bem representado no stand, na entrada do Circuito. Lá temos brincos, pulseiras, colares, redes, panos de pratos, toalhas de mesas, telas, moveis e outros.
Enfim, em 2011 a Semana da Cultura está repleta de novidades. Ontem 15, começou o festival da Canção que vai distribuir cerca de 15 mil reais em prêmios. É a prefeitura de Porto Nacional inovando a cada dia e valorizando esse Festival que é conhecido no Cenário Nacional e atrai pessoas de vários estados do Brasil.
Por Lucinéia Medrado
Comentários
Postar um comentário