Desfile de 7 setembro homenageia os 150 anos de Porto Nacional

 O desfile cívico-militar de 7 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, este ano teve como tema os 150 anos de emancipação política de Porto Nacional. O desfile começou a partir das 8h da manhã, na Avenida Beira Rio, reunindo autoridades no palanque, como a prefeita Teresa Martins (PDT), o senador Vicentinho Alves (PR), o secretário de Educação do Estado do Tocantins, Danilo Mello de Souza, o ex-prefeito Otoniel Andrade (PR) e o deputado estadual, Ricardo Ayres (PMDB), além de secretários municipais e vereadores.
Aproximadamente 1.500 alunos, de 11 escolas e entidades organizadas, participaram do desfile. Por ser o ano dos 150 anos da cidade, a Prefeitura inovou com desfiles descentralizados por vários bairros da cidade. A programação que iniciou no sábado, dia 03, com caminhadas cívicas nos setores Vila Nova, Novo Planalto e Alto da Colina, continuou na terça-feira, dia 06, com os desfiles no Setor Brigadeiro Eduardo Gomes e no distrito de Pinheirópolis.

O desfile desta quarta-feira, dia 7, iniciou com o hasteamento das bandeiras, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino de Porto Nacional pela Banda Municipal Mestre Adelino, a primeira desfilar, seguida pelo Tiro de Guerra 11-005 de Porto Nacional. A APAE abriu o desfile das escolas, mostrando a história de Porto Nacional, desde quando era Porto Real. Em seguida, começaram os desfiles das escolas municipais Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, Professora Generosa Pinto de Castro e Divino  Espírito Santo que  mostraram a evolução da educação em Porto Nacional.
As escolas estaduais D. Pedro II e Frei Maria Audrim destacaram a evolução da saúde na cidade.  A escola estadual Costa e Silva enfatizou o meio ambiente; a força Olímpica e AABB Comunidade enfocaram o esporte; a Escola Estadual Irmã Aspásia, juntamente com a Escola Estadual Raimundo Gabriel de Oliveira desfilaram a parte cultural da cidade; a Escola Estadual Dom Domingos Carrerot desfilou sobre a religiosidade; o Projovem adolescente e o CRAS Esperança mostraram o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que atende a crianças e idosos. O CEM Florêncio Aires da Silva encerrou o desfile, sob o batuque da fanfarra A Furiosa, com uma belíssima apresentação mostrando a agricultura e  a pecuária de Porto Nacional.
Cerca de três mil pessoas compareceram à Avenida Beira Rio para prestigiar o desfile. “Estamos satisfeitos com mais esse gesto de civismo da comunidade portuense, que veio prestigiar nossas escolas e entidades no desfile de 7 de setembro e em comemoração aos 150 anos de Porto Nacional”, destacou Teresa Martins. A Prefeita também parabenizou as equipes pelo empenho na organização do desfile. “Estão de parabéns os gestores, professores e alunos pela dedicação ao realizar o desfile, que é um resgate do civismo e respeito pela nossa pátria”, destacou.
ASCOM PORTO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Família Suarte está em festa.

Quartetto Supermercados chega a Porto Nacional

Mais uma empresa é inaugurada em Porto Nacional