PORTO NACIONAL

Cinco ministros vão prestigiar abertura dos Povos Indígenas
Evento contará com as presenças dos gestores do Esporte, Justiça, Cultura, Igualdade Racial e Relações Institucionais
Cinco ministros do governo Dilma Rousseff vão prestigiar a abertura oficial da 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que acontece de amanhã ao dia 12 deste mês, na Arena Central da Ilha Porto Real, no município de Porto Nacional. A cerimônia de abertura será feita pelo governador Siqueira Campos. Nesta sexta-feira, às 18 horas, haverá um evento de cerimônia de acendimento do fogo ancestral indígena. Estarão presentes na abertura o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Cultura, Ana de Holanda, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A competição reunirá cerca de 1.400 índios de 39 etnias de vários lugares do Brasil.  

TerenaDe acordo com o diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, o evento contará ainda com um observador da Organização das Nações Unidas (ONU), um dos Estados Unidos, além de três guerreiros do Panamá. Segundo ele, a expectativa é que os Jogos deste ano seja um dos melhores já realizados. "A população de Porto Nacional está ansiosa pela realização do evento, tanto que não há mais vagas nos hotéis da cidade", disse ele. Terena destacou também que a competição é realizada de dois em dois anos. Segundo ele, é a oportunidade única que os índios têm de rever seus parentes, de mostrar a cultura, seu potencial esportivo e seu artesanato, além de discutir questões pertinentes à raça durante o Fórum Social.

AtrasosApesar de o evento estar a um dia de seu início, as obras de construção das ocas, uma espécie de Vila Olímpica Verde que abrigará as delegações de 39 etnias nacionais ainda não estão todas prontas. Segundo Marcos Terena, o motivo deste atraso foi em função do repasse de R$ 1,3 milhão do Governo Federal e de R$ 300 mil do Estado não ter acontecido ontem como havia sido combinado. "Infelizmente com o feriado bancário de finados acabou atrapalhando este compromisso, mas acredito que hoje tudo será resolvido", aposta o organizador da competição, ressaltando ainda que apesar do atraso, os Jogos não serão comprometidos. Ontem à noite duas etnias chegariam em Porto Nacional e, hoje, a expectativa é que pelo menos 30 cheguem na Ilha de Porto Real.     O evento é realizado pelo Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), com apoio do Ministério do Esporte e Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejuves) e Secretaria Estadual da Cultura (Secult).
Por: Reinaldo de Jesus Cisterna / Jornal do Tocantins
Programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Família Suarte está em festa.

Quartetto Supermercados chega a Porto Nacional

Mais uma empresa é inaugurada em Porto Nacional