Prefeitura Municipal de Porto Nacional envolvida nos Jogos dos Povos Indígenas

Desde que foi oficializado que Porto Nacional seria a sede dos XI Jogos dos Povos Indígenas em 2011, a Prefeita Teresa Martins convocou  todo o  secretariado e definiu as Secretarias de Cultura e Turismo e Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, como coordenadoras municipais para preparar a cidade para o evento.
             A Prefeita Teresa Martins não mediu esforços para que os Jogos acontecessem de forma inesquecível para a cidade, para os turistas, visitantes e participantes. A partir daí, foram feitos levantamentos sobre a parte que cada secretaria deveria fazer para que a cidade pudesse estar preparada para receber e prestigiar os jogos. Várias reuniões foram realizadas para delegar as funções das secretarias.
Na preparação para os Jogos, a Secretaria de Obras e Diretoria de Limpeza Urbana, fizeram todo o trabalho de limpeza  e  manutenção da Ilha Porto Real. A Secretaria de Esportes está com o pessoal trabalhando ativamente nos jogos, com a parte de arbitragem e suporte técnico. A Secretaria de Cultura e turismo, além de disponibilizar espaço físico da secretaria para o Ministério do Esporte, dispôs toda a sua equipe para ajudar na pré-produção do evento, dando apoio às equipes do Estado e Ministério de Esportes.
A Secretaria de Saúde está com um posto médico funcionando como pronto atendimento na Ilha, para atender aos competidores que necessitarem de assistência médica, enquanto a ambulância do SAMU está de prontidão no estacionamento para qualquer atendimento que necessite hospitalização. Já foram realizados 248 atendimentos até o meio-dia desta quarta-feira, dia 09, no posto médico, que funciona sob regime de plantão 24 horas, com 2 técnicos de enfermagem, 1 enfermeiro e 1 médico.
A Prefeitura de Porto Nacional está mobilizada para os Jogos dos Povos Indígenas. Ao todo são 110 funcionários municipais que passam todo o dia na Ilha Porto Real, dando efetivo apoio para o bom andamento dos jogos. Da guarda municipal são 20 funcionários todos os dias; da limpeza urbana, 30 ; da comunicação para registro visual e produção de matérias, 5; da secretaria de esportes, 16; da secretaria de Cultura e Turismo são 20;  Secretaria de Infra-estrutura, 05; Secretaria de Saúde, 4. Ainda estão à disposição travessia tanto de pessoal como de material 2 balsas e 2 tratores com carretinhas estão disponíveis para transporte de material e recolhimento de lixo na Ilha. As outras secretarias estão envolvidas direta e indiretamente com a disponibilização de pessoal, com o trabalho de suporte na cidade.
A Secretaria de Educação além de dar suporte na coletiva de imprensa, ainda está realizando um esquema de visitação das escolas municipais à Ilha para que os alunos aprendam, vivenciando a cultura indígena. Na manhã desta quarta-feira, dia 09, um grupo de professoras municipais da Escola Ercina Monteiro Pereira, do Assentamento Prata, esteve presente na Ilha para conhecer as etnias e agir como multiplicadoras para seus alunos.
Para a Prefeita Teresa Martins “é motivo de grande alegria receber um evento tão grandioso em Porto Nacional”, destaca. A Prefeita comenta que “a cidade só tem a ganhar como sede dos jogos dos Povos indígenas”, comemora.

           
            Por Meire Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Família Suarte está em festa.

Quartetto Supermercados chega a Porto Nacional

Mais uma empresa é inaugurada em Porto Nacional