"Vicentinho consegue aprovação para criar Subcomissão da Aviação Civil"

Entre as propostas que serão tratadas na subcomissão as de cunho mais urgente estão ligadas à infraestrutura aeroportuária, como a ampliação de pistas, além de alterações possíveis ao código brasileiro de aeronáutica e da Lei do Aeronauta
A comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou nesta terça, 20, requerimento do Senador Vicentinho Alves que propõe a criação do Subcomissão da Aviação Civil.

No entendimento da senadora Lúcia Vânia, que preside a comissão, “por ser, também um período muito importante para a aviação civil, uma vez que nós estamos enfrentando uma grave crise no setor, a comissão de infraestrutura coloca o requerimento em votação pela aprovação”.

A subcomissão foi aprovada por unanimidade pelos senadores presentes à Comissão de Infraestrutura. Com fundamentos nos artigos 73, 74, e 76 do Regime Interno do Senado Federal, a Subcomissão Temporária sobre Aviação Civil é composta por cinco membros titulares e cinco suplentes, com a finalidade de, no prazo de 12 meses, realizar ciclo de debates sobre a situação de todos os segmentos da aviação nacional.

Para o Senador Vicentinho Alves, a discussão sobre a realidade da aviaç~/ao no Brasil requer urgência.

“Está prevista para os dias 22 e 23, uma greve dos aeronautas e aeroviários. Isso é fruto da falta de uma política pública para a aviação do País. Para nós termos uma idéia, o Código Brasileiro de Aeronáutica é de 1986, portanto, de antes da constituição. Temos uma lei que regulamenta a questão trabalhista dos aviadores e aeroviários que é de 1984, portanto, 27 anos já passaram da implantação desta lei. Isso quer dizer que a aviação avançou: os aviões se modernizaram, há a necessidade de aeroportos mais modernos. Enfim, tempo suficiente em que se estrangulou todo o processo da aviação de um modo geral.”

Com a criação determinada pela Comissão de Infraestrutura do Senado, a Subcomissão da Aviação Civil ainda será instalada, mas temas não faltarão.

“Assim como a questão da jornada de trabalho, com a fadiga da tripulação, temos de ter muito cuidado com os tabalhadores, aviadores e tripulantes de modo geral, mantendo um equilíbrio para que a gente não leve a falência as empresas, mas que a gente tenha um equilíbrio nesta relação com os trabalhadores”, considerou Vicentinho.
O parlamentar tocantinense pretende ainda, na subcomissão, levar a debate o atual panorama da aviação nos setores de táxis aéreos, aviação regional, aviação geral e aviação de companhia no país. A intenção é formular um relatório detalhado sobre estas questões no cenário nacional.
“Queremos em seis meses apresentar à Presidência da República um projeto completo, com começo, meio e fim, para regulamentarmos a aviação civil no Brasil. Essa é a idéia de trabalharmos preocupados com a segurança. Na aviação, como eu disse, transportamos vidas, transportamos riquezas deste País. Portanto, queremos estar atualizados”, finalizou Vicentinho.


Fredson Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Família Suarte está em festa.

Quartetto Supermercados chega a Porto Nacional

Mais uma empresa é inaugurada em Porto Nacional