Secretaria Municipal de Saúde realiza blitz no dia mundial de combate à Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional realizou uma blitz educativa de combate à hanseníase, nesta sexta-feira, dia 27, às 9h da manhã, na Praça do Centenário, como parte da programação do Dia Mundial de Combate à Hanseníase.
            Conforme a fisioterapeuta Camila Mascarenhas, que faz parte do SAE, Serviço de atendimento Especializado do CEME de Porto Nacional, em 2011 foram diagnosticados cerca de 3 casos de hanseníase no município. A fisioterapeuta comentou que a partir do diagnóstico, é realizado um acompanhamento gratuito ao paciente, com remédios, fisioterapia para controlar a doença. “Quando descoberta no início, a hanseníase pára de ser transmissível e não acontecem deformidades físicas acarretadas pela doença”, destacou Camila.
 Camila explicou ainda, que a blitz ajuda a conscientizar a população para ficar atenta a manchas pelo corpo, procurar ajuda no caso de suspeita e não esconder, por medo de preconceito.
            Vários panfletos informativos foram distribuídos aos que passavam pela Praça, durante a blitz.
 Informações importantes:
·        O que é hanseníase?
             É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, podendo variar de 2 anos, até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico, no início da doença e o tratamento imediato.

·        Como se transmite a Hanseníase?
A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.
·        Como sei que estou com hanseníase?
            Olhe para o seu corpo e procure observar, nos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas, nas costas, nas nádegas, os sinais e sintomas da doença.
Tratamento da hanseníase
            O tratamento da hanseníase é feito no CEME, pode durar de 6 a 12 meses, se seguido corretamente. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no serviço de saúde. Também fazem parte do tratamento, exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas, as orientações da equipe de saúde.
            As pessoas atingidas pela hanseníase que apresentam mãos, pés e olhos insensíveis ou com atrofias devem ser examinadas nos serviços de saúde e orientadas para reconhecer os sinais e sintomas da doença.

Meire Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Família Suarte está em festa.

Quartetto Supermercados chega a Porto Nacional

Mais uma empresa é inaugurada em Porto Nacional